Kengo Kuma projeta árvores de Natal pela primeira vez em hotéis luxuosos do Japão - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Kengo Kuma projeta árvores de Natal pela primeira vez em hotéis luxuosos do Japão

O icônico arquiteto japonês Kengo Kuma projetou árvores de Natal pela primeira vez em sua carreira de décadas, evidenciando um visual minimalista e natural, além de paletas de cores suave, feitas puramente de madeiras. Cada uma foi cuidadosamente projetada para harmonizar com seus cenários em dois hotéis que ele também projetou: The Tokyo Edition, Toranomon e The Tokyo Edition, Ginza.

Foto: @editionginza

As criações são feitas de curvas e linhas mínimas por artesãos habilidosos dos respeitados marceneiros japoneses Karimoku, em uma mistura de madeiras de qualidade e, em um toque festivo sustentável, depois do Natal, as árvores serão desmontadas e transformadas em móveis. No The Tokyo Edition, Toranomon, a árvore é o centro das atenções no saguão do 31º andar. Aqui, entre plantas verdes frondosas, beirados minimalistas de madeira projetados por Kuma e vistas panorâmicas de arranha-céus, a árvore de 2,8 m de altura – chamada Komorebi, uma palavra que se refere à luz do sol filtrando através das copas das árvores – é composta de inúmeros círculos de madeira.

Foto: @toranomonedition

Já no The Tokyo Edition, Ginza, uma árvore muito diferente chamada Kigumi – uma palavra que se refere à marcenaria japonesa sem pregos – fica no íntimo lobby com painéis de nogueira escura do hotel no térreo.Esta árvore consiste em inúmeros galhos verticais finos em uma variedade de texturas de madeira, com uma dispersão com acabamento em tintas metálicas prata e bronze, evocando uma atmosfera nitidamente elegante. Esses componentes podem ser suavemente interligados em pilhas altas e finas de três peças de madeira – que são então conectadas coletivamente para formar uma árvore de Natal, com suas linhas angulares ecoando o efeito de tecelagem da fachada treliçada do hotel, também projetada por Kuma. A árvore de Ginza também será desmontada e transformada em mesas, com altas pilhas de madeira sob uma mesa circular de nogueira. Todos os móveis serão vendidos online, enquanto duas mesas especiais feitas com os ápices das duas árvores serão vendidas por meio de um leilão silencioso.

Foto: @editionginza