Zaha Hadid Architects projeta novo centro cultural da China que une história e inovação
Promovendo um diálogo de história e inovação, moldado pela herança cultural da região e pela paisagem exuberante ao redor, a Zaha Hadid Architects foi escolhida para projetar o Shaoxing Cao’e River Culture and Art Centre na província de Zhejiang, na China.
Foto: Divulgação/Zaha Hadid Architects
Projetado para sediar uma série de óperas, danças e apresentações sinfônicas, a estrutura apresenta um Grand Theater de 1.400 lugares e um Black-Box Multifunctional Hall de 500 lugares, juntamente com um Arts and Education Center, Heritage Museum, Digital Art Gallery e Conference Center.
Foto: Divulgação/Zaha Hadid Architects
O espaço se inspira nas paisagens fluidas do rio e nos telhados envidraçados sobre a arquitetura ao redor. As fachadas verde-jade homenageiam a cerâmica Celadon, um ofício que se originou no início da Dinastia Song do Norte, misturando artesanato histórico com arte contemporânea para criar uma silhueta atemporal.
Foto: Divulgação/Zaha Hadid Architects
Além dos painéis solares embutidos no telhado, as geometrias avançadas da estrutura criam zonas de “sombreamento de prateleira” que reduzirão o ganho de calor solar e aumentarão o conforto durante todo o ano.