Fundação Bienal de São Paulo anuncia representação brasileira para a 19ª Mostra Internacional de Arquitetura em Veneza - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Fundação Bienal de São Paulo anuncia representação brasileira para a 19ª Mostra Internacional de Arquitetura em Veneza

Propondo uma reflexão sobre as recentes descobertas arqueológicas de infraestruturas ancestrais do território amazônico e as contradições da cidade contemporânea, a Fundação Bienal de São Paulo anunciou o título e o conceito da participação brasileira na 19ª Mostra Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia. 

Foto: Divulgação/La Biennale di Venezia

Entre os dias 10 de maio e 23 de novembro de 2025, a exposição, nomeada como “(RE)INVENÇÃO” vai ocupar o Pavilhão do Brasil, sob curadoria da arquiteta Luciana Saboia e dos arquitetos Matheus Seco e Eder Alencar, do grupo Plano Coletivo. A mostra será apresentada em dois atos e busca construir uma narrativa que atravessa tempos e territórios. No primeiro ato, a curadoria revela como, há mais de 10 mil anos, os povos indígenas moldaram paisagens sofisticadas e sustentáveis no território amazônico.

Foto: Divulgação/La Biennale di Venezia

O segundo ato foca no Brasil contemporâneo, discutindo a relação entre arquitetura e infraestrutura, e explorando a possibilidade de ressignificação da cidade. Além disso, o espaço expositivo foi projetado para dialogar com o Pavilhão do Brasil. A exposição brasileira também dialoga com o tema central desta edição da Bienal, “Intelligens. Natural. Artificial. Collective.”, com curadoria do italiano Carlo Ratti, que propõe uma reflexão sobre a intersecção entre inteligência natural e artificial no contexto urbano. 

 

*Créditos Foto Destaque: Arrimo Habitado – Restaurante Coati, realizado por Lina Bo Bardi e João Filgueiras Lima, 2014 (Foto: Joana França / © cortesia da fotógrafa)