
Coluna Saúde Feminina: Seu Maior Luxo com Dra. Larissa Cabral – O que eu preciso lembrar antes de fazer cirurgia estética das mamas?
A cirurgia plástica mamária com finalidade estética, como aumento ou redução, tem sido cada vez mais procurada por mulheres que desejam alinhar bem-estar, autoestima e saúde. O Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. As mulheres que mais se submetem aos procedimentos estéticos mamários estão na faixa etária entre 40 e 54 anos (30% dos procedimentos), seguidas pelas mulheres entre 30 e 39 anos (16%) e depoisentre 20 e 29 anos (12%). Porém, um aspecto fundamental desse processo ainda é pouco abordado: a importância da avaliação por imagem das mamas no pré-operatório.
Foto: Divulgação
A cirurgia plástica mamária, seja estética (aumento, redução ou mastopexia) ou reconstrutiva, envolve intervenções em uma região que pode apresentar alterações benignas ou malignas, muitas vezes assintomáticas.
O diagnóstico incidental de lesões suspeitas no pós-operatório, através das biópsias do tecido mamário que foi retirado na cirurgia pode gerar impacto emocional significativo, além de dificultar a avaliação adequada, podendo até prejudicar o tratamento de uma possível doença mamária.
Foto: Divulgação
Dessa forma, um consenso de especialista criou uma recomendação que orienta a avaliação das mamas antes das cirurgias plásticas:
– Para as mulheres abaixo de 35 anos pode ser solicitada somente a ultrassonografia mamária como exame pré-operatório. Porém, se essa mulher tiver outros fatores de risco para câncer de mama, como histórico familiar, outros exames podem ser necessários. Uma avaliação com o mastologista deve ser feita antes do procedimento.
– Para as mulheres acima de 35 anos recomenda-se a mamografia, em conjunto com a ultrassonografia, como avaliação pré-operatória, tendo em consideração a incidência de câncer mama observada nessa faixa etária. Caso essa paciente seja de alto risco para câncer de mama, a ressonância magnética deve ser realizada
Foto: Divulgação
Pacientes com mamas densas também podem necessitar de avaliação adicional com ressonância magnética.
Mas por que isso é tão importante?
O motivo é simples: detectar precocemente qualquer lesão suspeita antes da cirurgia evita diagnósticos tardios de câncer de mama, facilita o tratamento precoce e contribui para um planejamento cirúrgico mais seguro e eficaz
Em outras palavras, a avaliação por imagem antes da cirurgia plástica não é um excesso de zelo, mas sim uma conduta responsável e sofisticada de cuidado integral com o corpo e com a saúde.
Foto: Divulgação
Mulheres que valorizam sua saúde sabem: beleza e segurança caminham juntas. A estética deve ser celebrada, mas sempre com respaldo técnico e atenção aos detalhes que preservam a vida e fazem toda a diferença.
SERVIÇO
Dra. Larissa Cabral
Médica Mastologista
CRM – 18688 PE
RQE- 8043
Clínicas: Real Instituto de Mastologia e Clínica Thereza Pacheco
Telefones: (81) 99109-0296
* O Blog Ana Cláudia Thorpe se isenta de qualquer responsabilidade pelo conteúdo do texto, fotos, cabendo esta, de modo exclusivo, ao Colunista.
