Zaha Hadid Architects inaugura o inovador Museu de Ciência e Tecnologia de Shenzhen na China - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Zaha Hadid Architects inaugura o inovador Museu de Ciência e Tecnologia de Shenzhen na China

Localizado em Shenzhen, a maior região metropolitana do mundo, na China, recentemente foi inaugurado o Museu de Ciência e Tecnologia de Shenzhen, projetado pela Zaha Hadid Architects, destacando um design marcante e muito avançado tecnologicamente. 

Foto: Divulgação/Zaha Hadid Architects

Em seus 35 mil metros quadrados de salas de exposições e galerias, além de teatros, cinemas, laboratórios, instalações educacionais e um centro de inovação, o museu exibirá avanços científicos, pesquisas e tecnologias. Seu formato assemelha-se a uma nave espacial, com um volume esférico sólido que se transforma em uma série de terraços externos à medida que se estende para oeste, em direção ao novo Parque Científico. Estes funcionam como extensões das galerias internas, que emergem do piso e das paredes de um grande átrio central, enquanto outros espaços flutuam acima. O átrio serve como ponto focal do edifício, apresentando uma grande parede envidraçada com vista para o parque, permitindo a entrada de luz natural e vistas da paisagem.

Foto: Divulgação/Zaha Hadid Architects

O edifício também é focado na sustentabilidade, onde o Zaha Hadid Architects utilizou simulações computacionais para otimizar o desempenho do edifício para o clima subtropical de Shenzhen. O resultado é o uso de estratégias ambientais passivas, como orientar o edifício de forma a minimizar o ganho de calor solar no átrio ou ter terraços em cada andar para proteger a fachada da luz solar direta.

Foto: Divulgação/Zaha Hadid Architects