
Petit Palais promove retrospectiva que celebra o legado de Charles Frederick Worth
Fruto de anos de trabalho não só de pesquisa, mas também de conservação e restauração, já que abriga 400 vestidos e acessórios antigos, o Petit Palais, localizado em Paris, promove uma retrospectiva de Charles Frederick Worth, considerado o inventor da Alta-Costura.
Foto: Divulgação/Petit Palais
Nomeada como “Worth, o Criador da Alta-Costura”, a exposição destaca o profissional que foi considerado o primeiro estilista no sentido contemporâneo do termo, além de ser o responsável por estabelecer as bases de como a indústria funciona até hoje. “Worth é o poder absoluto no reino da moda; aceitamos e imitamos tudo o que vem dele”, lia-se num artigo de 1868, no jornal Le Monde Illustré.
Foto: Divulgação/Petit Palais
Em uma das vitrines mais emocionantes da exposição, é possível visualizar o interior do corselete de um vestido de casamento com o autógrafo de Worth tecido numa fita, já que, nos anos 1880, a etiqueta de suas roupas passaram a levar sua assinatura “manuscrita”. Primeiro estilista a ganhar o tratamento de gênio, Worth criou uma grife tão forte que, depois de seu falecimento em 1895, sua Maison continuou com fôlego durante décadas nas mãos de seus descendentes. A exposição recebe visitantes até o dia 07 de setembro.
Foto: Divulgação/Petit Palais

