
Birkin, a bolsa mais cara do mundo, terá seu modelo original de Jane Birkin leiloado em Paris
Criada em 1984, o protótipo da agora icônica bolsa Hermès, feita sob medida para Jane Birkin, estará à venda pela primeira vez em 25 anos, através da casa de leilões Sotheby’s, que a enviou em uma turnê mundial antes de sua venda que será realizada em 10 de julho.
Foto: Divulgação/Hermès
O acessório foi criado para a atriz e cantora depois que ela disse a Jean-Louis Dumas, CEO da Hermès, que precisava de uma bolsa que se adaptasse ao seu cotidiano agitado. Birkin doou a bolsa original em 1994 para a instituição de caridade francesa de combate à AIDS, a Association Solidarité Sida. Ela foi adquirida novamente em 2000 por Catherine Benier, colecionadora e dona de uma loja de artigos vintage baseada em Paris.
Foto: Divulgação/Hermès
Benier também a emprestou anteriormente para exposições no Victoria & Albert Museum, em Londres. Agora, ela retornou a Nova York e poderá ser vista nas galerias da casa de leilões até 12 de junho. Ela possui várias características distintas que nunca passaram da fase de protótipo. Tem a altura de uma Birkin 40, a profundidade e a largura de uma Birkin 35 e possui uma alça transversal. Mas talvez o mais especial de tudo seja a aba frontal, estampada com as iniciais “J.B.”
Foto: Divulgação/Hermès

