Grand Palais reabre após quatro anos de obras como ícone arquitetônico em Paris - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Grand Palais reabre após quatro anos de obras como ícone arquitetônico em Paris

Melhorando a acessibilidade, trazendo de volta elementos arquitetônicos há muito tempo ocultos e adaptando a estrutura histórica para atender as necessidades culturais e técnicas modernas, o museu Grand Palais, em Paris, reabre totalmente ao público após quatro anos de reforma. 

Foto: Divulgação/Chatillon Architectes

Sua grande transformação foi liderada pelo escritório Chatillon Architectes, que concentrou-se na restauração do layout original do edifício, que havia se fragmentado ao longo do tempo. Eles estudaram mais de 3 mil plantas e desenhos arquivados, buscando respeitar o projeto original do monumento e, ao mesmo tempo, atualizá-lo para o uso contemporâneo. 

Foto: Divulgação/Chatillon Architectes

Novos espaços expositivos, restaurantes e rotas de circulação foram adicionados, com mais de 40 elevadores e 30 escadas introduzidos para tornar o edifício totalmente acessível. As divisórias internas foram substituídas por vidro para trazer luz e expor as proporções originais do edifício. Cada elemento foi cuidadosamente restaurado.

Foto: Divulgação/Chatillon Architectes

Os jardins que cercam o edifício também foram redesenhados, conectando-se visualmente à Champs-Élysées, que fica próxima ao local. Mais de 60 mil plantas de 250 espécies foram adicionadas para preservar a biodiversidade.