Festival de Edimburgo reúne a arte mundial em grandiosa edição na Escócia - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Festival de Edimburgo reúne a arte mundial em grandiosa edição na Escócia

Reunindo apresentações de música, dança, teatro e ópera na capital escocesa, o Festival Internacional de Edimburgo acontece desde 1947, onde, na edição de 2025, ganha novidades como um coral de oito horas de duração e peça com ator da série Succession. 

Foto: Divulgação/Edinburgh International Festival

Sendo uma das mais tradicionais celebrações de artes do Reino Unido, o evento acontece entre os dias 01 e 24 de agosto, e, embora valorize também artistas locais, se enche de grandes nomes do cenário mundial nas três semanas de apresentações. Na música clássica, sempre o carro-chefe do evento, são 45 apresentações confirmadas, por vezes chegando a três ou quatro por dia. O concerto de abertura já dá o tom do que virá ao longo do evento: “The Veil of the Temple”, um épico em coral com 250 integrantes e oito horas de duração, inicia formalmente as funções no Usher Hall no sábado do dia 2 de agosto, à noite.

Foto: Divulgação/Edinburgh International Festival

Cinco atos estão previstos para as apresentações de dança. No dia 20 de agosto, mostrando que os clássicos podem ser revisitados aos sabores modernos, o destaque é o ousado “Breaking Bach” um improvável encontro entre uma orquestra tocando os clássicos de Johann Sebastian Bach frente a um grupo de hip hop, com uma coreografia do século 21 para músicas de 300 anos atrás.  A programação de teatro contará com outras cinco atrações, em datas consecutivas. Uma das mais aguardadas é logo a primeira,”Make It Happen”, uma obra satírica contando o colapso do Royal Bank of Scotland durante a crise financeira de 2008, estrelada por Brian Cox, um dos gigantes do teatro escocês alçado à fama mundial por seu papel como Logan Roy na série Succession, da HBO.

Foto: Divulgação/Edinburgh International Festival