Lamborghini irá detectar estado emocional de motoristas com Inteligência Artificial - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Lamborghini irá detectar estado emocional de motoristas com Inteligência Artificial

Prometendo transformar a experiência ao dirigir, a Lamborghini anunciou, durante a Monterey Car Week, nos Estados Unidos, pelo seu diretor técnico Rouven Mohr, que usará Inteligência Artificial para que seus carros entendam o emocional dos motoristas e corrijam  a condução em tempo real. 

Foto: Divulgação/Lamborghini

Mohr explicou que a Lamborghini já usa machine learning para ajustar o torque dos carros em tempo real, distribuindo a tração de acordo com o terreno e o estilo de condução. Agora, o próximo passo é fazer com que o carro reconheça se o motorista está cansado, irritado ou, quem sabe, em busca de diversão ao volante. Após identificar, o carro vai se adaptar a essas condições: se perceber que o motorista quer emoção, por exemplo, o sistema é capaz de ajustar em tempo real o controle de tração e até o esterçamento do volante para oferecer uma experiência diferente. 

Foto: Divulgação/Lamborghini

Além disso, a ideia é que a Inteligência Artificial também sirva para corrigir falhas na condução. Se o sistema detectar que o motorista tem exagerado nas curvas, o carro pode ajustar automaticamente a direção para evitar riscos. Para tirar essa inovação do papel, a Lamborghini aposta em um dispositivo compacto e poderoso: o 6D Sensor, um dispositivo com tamanho comparável ao de uma bola de beisebol, capaz de coletar dados em tempo real dos movimentos do carro em seus eixos.

Foto: Divulgação/Lamborghini