Fondation Cartier celebra quatro décadas com um novo edifício histórico em Paris - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Fondation Cartier celebra quatro décadas com um novo edifício histórico em Paris

Abrigando a arte contemporânea em um espaço de arquitetura dinâmica, com grandes janelas que dialogam com a paisagem urbana, a Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, para comemorar seus 40 anos, decidiu mudar de sede em Paris, agora ocupando um edifício histórico no Place du Palais-Royal, vizinha ao Museu do Louvre. 

Foto: Divulgação/Fondation Cartier

Este espaço já foi hotel, galeria de antiguidades e sede da Grands Magasins du Louvre, uma luxuosa loja de departamentos. Agora, revitalizado, leva a assinatura do renomado arquiteto Jean Nouvel que já tinha sido responsável pelo endereço atual, no Boulevard Raspail. Dos seus 8.500 metros quadrados, metade será dedicada às exposições, incluindo, pela primeira vez, parte do acervo da fundação, com mais de 2.500 obras reunidas desde 1984. Já a outra metade abrigará livraria, restaurante, auditório e escritórios, também projetados por Jean Nouvel.

Foto: Divulgação/Fondation Cartier

Para marcar essa nova fase, a fundação apresentará a Exposition Générale, com quase 600 obras de mais de 100 artistas que passaram por lá nas últimas quatro décadas, entre eles Patti Smith, Ron Mueck, Claudia Andujar e Sheroanawe Hakihiiwe. Inicia junto com a abertura do museu, em 25 de outubro, ficando em cartaz até agosto de 2026. 

Foto: Divulgação/Fondation Cartier