Teatro-Museu Dalí oferece mergulho surreal na vida e obra do pintor na Espanha
Inaugurado em 1974 e considerado o magnum opus do famoso pintor surrealista, a cidade de Figueres, na Espanha, abriga o Teatro-Museu Dalí, que teve sua construção supervisionada pelo próprio artista e possui grande maioria das obras e adornos em seu interior produzida por ele.
Foto: Divulgação/Teatro-Museu Dalí
Nos anos 1960, Salvador Dalí recebeu o convite para ser homenageado em uma parte do museu da cidade de Figueres, na Espanha. A contraproposta de Dalí foi adotar as ruínas de um antigo teatro destruído durante a Guerra Civil Espanhola e transformá-lo em um novo museu inteiramente dedicado à sua obra. O projeto para a reconstrução do local levou boa parte da década, enquanto a obra em si demorou apenas quatro anos para ser concluída.
Foto: Divulgação/Teatro-Museu Dalí
Dalí escolheu a dedo a disposição de suas obras no interior do edifício e os significados de cada parte. É dividido em duas áreas museológicas: a primeira é composta pelas salas 1 a 18, elaboradas de acordo com os critérios do próprio pintor, e foi erguida em cima das ruínas do antigo teatro; já a segunda consiste em uma extensão do projeto, dividida entre as salas 19 a 24.
Foto: Divulgação/Teatro-Museu Dalí







