Restaurante Tuju adquire e começa a servir em seus pratos a maior trufa do Brasil - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Restaurante Tuju adquire e começa a servir em seus pratos a maior trufa do Brasil

Localizada em Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul, a Fazenda Pecanera Brasil revelou recentemente que encontrou a maior trufa do país, com 213 gramas. Dias depois, o ingrediente foi adquirido pelo Restaurante Tuju, em São Paulo, liderado pelo Chef Ivan Ralston e que possui duas estrelas Michelin. 

Foto: Divulgação/Tuju São Paulo 

Priorizando ingredientes brasileiros, esta nova aquisição já está sendo utilizada na primeira etapa do menu atual do restaurante, um prato de vieira com molho de tucupi. Além do menu atual, o ingrediente deve seguir fazendo parte do cardápio na próxima temporada, que se inspira no outono e começa no dia 27 de janeiro. 

Foto: Divulgação/Tuju São Paulo 

Por padrão, o restaurante costuma utilizar 3 g por prato, o que equivale a três ou quatro fatias finas, mas o rendimento pode variar. O rendimento total depende da forma de uso: a trufa é servida fresca e fatiada, e as aparas são aproveitadas em infusões, como caldos, ampliando o aproveitamento do ingrediente. O Tuju segue padrões específicos para otimizar a durabilidade e frescor do produto. As trufas são armazenadas na adega: um ambiente seco e com temperatura controlada entre 10 °C e 16 °C. 

Foto: Divulgação/Tuju São Paulo