Museu da Espanha promove exposição com quadro de Caravaggio quase vendido por engano
Pintada por volta de 1605-1609, uma obra do mestre italiano Caravaggio, o mais revolucionário artista do Barroco e reconhecido pela grande expressividade e o contraste entre luz e sombra, quase foi leiloada por 1.500 euros por ser considerada de um artista desconhecido. Esta obra será apresentada em exposição no Museu do Prado, na Espanha.
Foto: Getty Images
Nomeada como “Ecce Homo”, a tela escura retrata Jesus ensanguentado utilizando uma coroa de espinhos, pouco antes de sua crucificação. A tela chegou a ser colocada à venda por uma casa de leilões de Madrid em 2021, mas, poucas horas antes de ser vendida, o Ministério da Cultura bloqueou a operação pois suspeitava que fosse de Caravaggio.
Foto: museodelprado.es
Os especialistas determinam que sem dúvida é uma obra-prima do italiano e é considerada uma das maiores descobertas da história da arte. A pintura foi restaurada e será exibida ao público pela primeira vez desde que foi confirmada como Caravaggio. A exposição foi intitulada como “Ecce Homo, El Caravaggio Perdido”, e fica em exibição até 23 de fevereiro de 2025.
Foto: spain.info