Bienal de Arquitetura de Veneza evidencia a inteligência humana e a sustentabilidade em edição de 2025
Realizada entre os dias 10 de maio e 23 de novembro, a Bienal de Arquitetura de Veneza de 2025 é um dos eventos mais importantes do segmento a nível mundial, onde este ano, se concentra no tema “Intelligens: Natural.Artificial.Coletivo”, com curadoria do arquiteto Carlo Ratti.
Foto: Divulgação/Lynn Johnson
Sobre o tema escolhido, Carlo Ratti disse: “O título da Exposição Internacional de Arquitetura é geralmente anunciado em inglês e italiano. Em 2025, ele será condensado em uma única palavra para ambas as línguas por meio do precedente latino comum: intelligens. O título “Intelligens” está vinculado ao termo moderno “inteligência”, mas também evoca um conjunto mais amplo de significados associados. Na verdade, a sílaba final “gens” é latim para “pessoas”. Uma nova raiz fictícia surge, sugerindo um futuro de inteligência que é inclusivo, múltiplo e imaginativo além do foco limitante de hoje na IA.”
Foto: Divulgação/Guia Melhores Destinos
Explorando seu tópico por meio de quatro seções, Carlo Ratti também anunciou os subtemas de Transdisciplinaridade, Living Lab, Espaço para Ideias e Protocolo de Circularidade, como pilares-chave na maneira como ele concebeu o show principal.
Foto: Divulgação
O objetivo é demonstrar que a arquitetura e o ambiente construído podem coexistir harmoniosamente com o planeta, eliminando resíduos, circulando materiais e regenerando sistemas naturais. Serão criados pavilhões e espaços que não sejam apenas vitrines temporárias, mas ofereçam exemplos de pensamento circular e criem legados duradouros. Mais sobre o evento deve ser revelado nas próximas semanas, junto com uma lista dos participantes do show principal e uma dica dos projetos envolvidos.