
Royal Academy of Arts promove exposição que destaca o modernismo brasileiro em Londres
Proporcionando ao público britânico uma visão ampliada e diversa do modernismo brasileiro, que surgiu entre as décadas de 1910 e 1970, a Royal Academy of Arts, localizada em Londres, está promovendo uma exposição que reúne mais de 130 obras de dez importantes artistas brasileiros do século 20.
Óleo sobre tela. 75,5 x 93 cm. Coleção de Hecilda e Sérgio Fadel. Tarsila do Amaral S/A. Exposição organizada pelo Zentrum Paul Klee, Bern, em colaboração com a Royal Academy of Arts, Londres | Foto: Jaime Acioli
Nomeada como “Brasil! Brasil! O Nascimento do Modernismo”, a exposição é organizada pelo Zentrum Paul Klee, de Berna, em parceria com a Royal Academy of Arts, onde a maior parte das obras vêm de coleções particulares brasileiras raramente vistas, além de importantes acervos públicos do Brasil. Esta será a primeira vez que muitas dessas peças serão exibidas no Reino Unido.
Foto: Divulgação/Royal Academy of Arts
As obras retratam a vida cotidiana no Brasil, abordando temas como a identidade indígena e a experiência afro-brasileira, além de explorar a conexão com tradições locais. A exposição inclui artistas que foram fundamentais para o movimento modernista no Brasil, muitos deles com pouca visibilidade no Reino Unido, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Djanira da Motta e Silva.
Tarsila do Amaral Lago, 1928 | Djanira Soltando Pipa, 1950 | Óleo sobre tela. 113 x 94 cm. Coleção Banco Itaú. Instituto Pintora Djanira. Exposição organizada pelo Zentrum Paul Klee, Bern, em colaboração com a Royal Academy of Arts, Londres — Foto: Humberto Pimentel/Itaú Cultural

