Valentino apresenta coleção de Alta-Costura que marca a estreia de Alessandro Michele
Retomando manufaturas tradicionais italianas e fazendo citação a elementos típicos da Maison, como abotoamentos, mangas e drapeados, Alessandro Michele fez sua estreia como diretor criativo da Valentino, apresentando a coleção de Alta-Costura para a Primavera/Verão 2025.
Foto: Divulgação/Valentino
Michele enfrentou o desafio da estreia com criatividade e muitas referências, inclusive do arquivo da casa. Por isso, criou listas de tudo o que usou como referência para cada roupa, destacando que as listas são, inclusive, objeto de pesquisa do estilista, que cita Umberto Eco, semiologista italiano que estudou o tema. Para Eco, ao mesmo tempo em que as listas parecem algo burocrático, elas têm também o seu lado poético e servem como instrumento narrativo. Assim, um look pode parecer desconexo do outro, mas há ordem nesse aparente caos, como o próprio estilista escreveu sobre a coleção.
Foto: Divulgação/Valentino
Foram apresentados 48 looks com tecidos, formas, cores e referências diversas, em uma aura dramática. A proposta teatral, com decorações exageradas causou um impacto imediato, como o primeiro look, uma saia bordada em formatos de losangos e a parte de cima com multicores, remetendo diretamente à Valentino dos anos 1990.
Foto: Divulgação/Valentino