Aeronave elétrica do futuro pousa no Grande Prêmio de Fórmula 1 em São Paulo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Aeronave elétrica do futuro pousa no Grande Prêmio de Fórmula 1 em São Paulo

Com o intuito de transformar o transporte aéreo na capital paulista em um espaço mais tecnológico e sustentável, a partir desta sexta-feira, 07, quem visitar o Grande Prêmio de Fórmula 1 em São Paulo poderá entrar na cabine do primeiro “helicóptero do futuro”. 

Foto: Divulgação/Evo 

Desenvolvido pela Eve, braço da Embraer, o modelo será operado no Brasil pela Revo, que investiu 250 milhões de dólares para adquirir até 50 aeronaves. Essa novidade é uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, sendo a base para voos comerciais previstos para 2027. Terá autonomia de até 100km, com velocidade de cruzeiro de 200km/h. 

Foto: Divulgação/Evo 

Comporta até quatro passageiros na cabine, descontado o piloto. Além de bem mais silencioso que helicópteros convencionais, também traz um diferencial importante: fará a recarga total em 15 minutos. A companhia já realizou simulações em São Paulo utilizando o software Vector, da Eve, para planejar a integração segura dos voos elétricos na malha aérea da cidade. Durante o evento, a Revo será a responsável pela gestão das operações aéreas no local e, em colaboração com a Eve, fará o monitoramento local dos pousos e decolagens no autódromo com o Vector para otimizar o desempenho da futura atuação com eVTOLs.

Foto: Divulgação/Evo