Costume Art: conheça o tema da exposição do Costume Institute no Met em 2026
Destacando que a moda merece ser vista e discutida no mesmo nível que pintura, escultura e outras expressões artísticas, foi anunciada recentemente a exposição de Primavera 2026 do Costume Institute, que será exibida no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

Foto: Divulgação/Metropolitan Museum of Art
Nomeada como Costume Art, esta nova exposição possui curadoria de Andrew Bolton, que colocará lado a lado obras de diferentes períodos, abrangendo cerca de 5 mil anos de arte do acervo do The Met, juntamente com peças históricas e contemporâneas do Costume Institute, sempre tendo o corpo vestido como o ponto de conexão.

Foto: Divulgação/Metropolitan Museum of Art
Esta mostra é organizada em torno de diferentes “tipos de corpo”, divididos em categorias que ajudam a questionar hierarquias tradicionais entre arte e moda. Bolton também provoca uma reflexão sobre por que a moda ainda enfrenta resistência para ser plenamente reconhecida como arte. Segundo ele, essa resistência está ligada ao fato de o vestuário estar diretamente associado ao corpo, ao uso e à vida cotidiana.

Foto: Divulgação/Metropolitan Museum of Art
Vale destacar que essa exposição é a primeira a ocupar de forma permanente um espaço nobre do museu, reforçando o peso da moda dentro da programação do The Met. Viabilizada com apoio de Jeff e Lauren Bezos e patrocínios de Saint Laurent e Condé Nast, a exposição abre ao público em 10 de maio de 2026 e segue em cartaz até 10 de janeiro de 2027. Sua inauguração acontece na sequência do Met Gala de 2026, evento beneficente que segue sendo a principal fonte de financiamento do Costume Institute.




