Studio Museum reabre destacando as obras históricas de Tom Lloyd em Nova York
Após passar sete anos fechado para uma grandiosa reforma, o Studio Museum, conhecido como um importante centro de difusão da arte afro-americana, foi reaberto em Nova York, abrigando obras de Tom Lloyd, artista que inaugurou o museu original em 1968.

Foto: Divulgação/Studio Museum
Fundado há 57 anos, o Studio Museum foi desenvolvido por um grupo de artistas, empresários e intelectuais para propagar a arte produzida pela comunidade afro-americana. Agora, seu novo espaço conta com 7,6 mil metros quadrados de construção projetados pelo estúdio Adjaye Associates, liderado pelo arquiteto David Adjaye. As mobílias são obras de designers afro-americanos de destaque, como Ini Archibong, Stephen Burks e Mac Collins.

Foto: Divulgação/Studio Museum
Inspirado em elementos da arquitetura do bairro, o novo edifício tem um composição de janelas com tamanhos e proporções variadas em sua fachada. As portas de vidro convidam os visitantes a adentrar o museu e descer as escadas, cujos degraus podem servir como bancos para assistir palestras, apresentações e filmes exibidos no piso inferior local para relaxar. Está em cartaz a primeira parte de uma instalação rotativa de obras da coleção original do Studio Museum, abrangendo pinturas desde o século 19 até o presente, destacando mais de 200 anos de conquistas artísticas da população afro-americana.

Foto: Divulgação/Studio Museum
No decorrer do próximo ano, para comemorar a reinauguração, a artista Camille Norment instalará uma escultura composta por tubos de latão, oferecendo a experiência sensorial de ouvir um coro de vozes, que o público escutará enquanto percorre o espaço. Já o pintor Christopher Myers irá instalar uma obra metálica representando a comunidade do Harlem, com figuras híbridas reunidas em uma paisagem fantástica. No interior ficará também um café da Settepani Harlem, que é um estabelecimento clássico do bairro, e a loja Studio Store Harlem. Uma primeira coleção de roupas e acessórios criados em colaboração com o artista Glenn Ligon estará disponível para compra.




