Audi explica como criou o som do motor do e-tron GT
A chegada dos veículos elétricos fez com que as fabricantes criassem sons artificiais nos motores de seus modelos, como foi o caso da Audi. Para criar o barulho do e-tron GT, a montadora contou que 32 elementos distintos foram utilizados em um software personalizado para a função. A base para o som foi um tubo de plástico de 2,98 metros com uma ventoinha em cada extremidade. Dessa forma, o ruído criado era condizente com o espírito esportivo do carro. Stephan Gsell, engenheiro da Audi, disse que o maior desafio foi encontrar um ruído agradável e que permitisse que o usuário convivesse todos os dias. As técnicas utilizadas são semelhantes ao que a Porsche usou no seu modelo Taycan, porém com um som menos sci-fi e não sendo uma cópia de um motor a combustão. O barulho do motor é usado para cumprir o requisito legal de alerta aos pedestres e uma forma de preencher o silêncio na cabine do veículo. Mas, para quem não quer ouvir nada, é possível diminuir a intensidade ou até mesmo desligar o som completamente.