Tecnologia ajudará o Grupo Boticário na criação de novos tons de batons
A pesquisadora do Grupo Boticário, Milene Haraguchi Padilha, foi convidada a apresentar seus estudos em um dos podiums do congresso da Federação Internacional de Sociedades e Químicos Cosméticos (IFSCC).
O estudo que será apresentado pela equipe de Pesquisa em Maquiagem do grupo, em parceria com Bruno Golfette, consultor em Data Science, buscaram prever suas necessidades futuras através de tecnologias de inteligência artificial e combinado com machine learning para desenvolver tonalidades de batons de acordo com a demanda de seus clientes. Para isso, foram usados dados qualitativos para construir clusters de semelhança entre produtos e consumidores. Informações a respeito do comportamento dos consumidores nas redes sociais, taxa de conversão por canal e avaliação dos produtos online foram utilizados.
Com isso, os resultados obtidos demonstram as cores de batons mais usados e que devem compor um portfólio ideal para as marcas do grupo e que possibilitarão a criação de uma ferramenta no auxilio de desenvolvimento de novas tonalidades de batons, com texturas e acabamentos diferentes de forma mais acelerada do que antes da pandemia.