Coluna Fique em Dia com Marcas e Patentes com Daniel Castro – Qual a importância do registro da marca?
A importância do registro da marca vai muito além da garantia do uso exclusivo do nome.
O registro garante uma proteção ao bem intangível que mais se valoriza com o passar dos anos dentro de uma empresa.
Imagine uma situação hipotética em que um empresário, antes de abrir uma empresa, faz o planejamento financeiro, investe em publicidade, cria sua marca, e se lança no mercado.
Essa empresa cresce e, somente após alguns anos, o empresário se preocupa em fazer o registro da marca. Agora, para a sua infelicidade, ele descobre que já existe uma outra empresa no Brasil que utiliza o seu mesmo nome e que possui o registro daquela sua mesma marca. Uma pena! Todo o valor gasto, todo o tempo investido para tornar aquela marca conhecida foi em vão. Essa empresa agora tem limitações de crescimento e expansão, corre risco de ser notificada, de pagar indenização e ter que mudar de marca, gerando desconforto e desconfiança para aqueles clientes que tanto tempo levou para fidelizar.
Uma empresa que não possui o registro da marca fica impossibilitada de, por exemplo, se tornar uma franquia. O empresário que desejar utilizar da sua marca como meio de faturamento, seja ele qual for, ou como no exemplo citado acima, precisa fazer o registro da marca, visto que, no caso da franquia um dos seus pilares é a garantia do uso da marca.
Então são vários os motivos que justificam o registro da marca logo no início. Seja para se obter a propriedade ou para evitar prejuízos e riscos futuros.
A estratégia correta passa sempre pela pesquisa e registro da marca antes de se colocar o novo produto ou serviço do mercado. Quem faz o certo não se arrepende depois!
E aí? Já registrou a sua marca? Fale com o nosso time e veja como podemos ajudar nesse assunto.
Daniel Castro é administrador e consultor comercial da Soul Marcas e Patentes.
Instagram @soul.marca
E-mail daniel@soulmarca.com.br
Contato 81 99268.4825