Coluna Mercado Imobiliário de Luxo com Nai Miranda
Há alguns anos quando íamos visitar um imóvel que ainda seria construído ou mesmo ver um projeto de ambientação, e víamos aqueles traços arquitetônicos, era muito difícil entender como ia ficar depois de pronto, com o passar dos anos a tecnologia foi se aprimorando, e hoje temos o que chamamos de “renders”.
Os renders – ou imagens computadorizadas fotorrealistas – são uma ferramenta crucial de apresentação dos trabalhos dos arquitetos, pois mostram aquilo que não foi construído , e que antes estava restrito às mentes dos profissionais.
Em tempos de grande esforço comercial, onde cada vez mais, ideias em Arquitetura parecem inclinar-se a representação hiperrealista, na tentativa de convencer seus clientes (ou júri, no caso de concursos de arquitetura) de que a futura execução trará tamanha qualidade quanto a fantasia da imagem, os renderings assumem alto grau de importância na apresentação dos projetos.
Por esta perspectiva, é comum que anualmente haja novas atualizações, bem como o surgimento de novos programas especializados em renderizações, ferramentas capazes de atingir resultados tão impressionantes que chegam a confundir as imagens finais com fotografias, cruzando o irreal com a noção de ultra realidade.
De fato, fica bastante difícil discernir o que é de fato uma fotografia e o que é uma simulação digital. Alguns renders surpreendem pela ultra realidade que alcançam, sendo extremamente leais aos materiais e suas texturas e fidedignos ao retratar a natureza do espaço, luz e sombra, vegetação, água, paisagem… e muito mais que a criatividade e imaginação querem ver traduzidas em realidade!!
Nai Miranda
Especialista em Mercado Imobiliário de Luxo
Sócia da Newville Imóveis
Instagram: @naimiranda @newvilleimoveis
Tel: 81- 34656363
WhatsApp: 81- 97175622