Espaço Fiandeiros recebe a leitura dramatizada Engenho Velho
Nesta sexta-feira (15), às 19h30, no Espaço Fiandeiros, no bairro da Boa Vista, haverá mais uma edição do projeto Espaço Fiandeiros – Dramaturgia Pernambucana, que tem o incentivo do Funcultura/ Governo do Estado de Pernambuco. Desta vez, a leitura será Engenho Velho, do ator, autor, diretor e educador de teatro Newton Moreno. A entrada é gratuita. No final, terá debate com o diretor, arte-educador e pesquisador de teatro pernambucano Wellington Júnior.
Engenho Velho, nas palavras do autor, pode ser considerada uma tragédia curta, de aroma universal, ambientada em um cenário bem nordestino e com personagens de culturas distintas. Temas como a busca de si mesmo, da verdade de cada um, mágoas e conflitos entre povos e o perdão norteiam a narrativa de Moreno, que retrata, de forma quase cinematográfica e muito sutil, momentos históricos, como o fim da Segunda Grande Guerra, a presença de alemães e judeus em Pernambuco e o regionalismo recorrente de suas conhecidas e premiadas obras.
Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp (1995) e mestre e doutor, também, em Artes Cênicas pela USP, Newton Moreno nasceu no Recife no ano de 1968. Ainda em sua cidade natal, cursou o Curso Técnico de Formação de Atores (CFA), ministrado por professores da Universidade Federal de Pernambuco. Convidado por Celso Curi, crítico, promotor teatral e dono do Guia Off, apresentou as esquetes Deus Sabia de Tudo…(espetáculo que ganhou montagem em 2001 com atores que mais tarde formariam o grupo Os Fofos Encenam), Dentro(escrita para a Mostra de Dramaturgia Contemporânea do Sesi) e a montagem deAgreste (dirigida por Marcio Aurelio, que laureou sua carreira). Recebeu importantes prêmios do teatro brasileiro como APCA, Shell e Contigo. Seus mais recentes trabalhos são Jacinta, Terra de Santo e Maria do Caritó, que chegará ao Recife em 2014.
Engenho Velho
Direção: Ricardo Mourão
Elenco: André Ricari, Daniela Travassos, Roseane Tachlitsky, Renata Phaelante, André Filho e Manuel Carlos
Iluminação: Suzana Vital
Incentivo: Funcultura/Governo do Estado de Pernambuco
Serviço:
Espaço Fiandeiros – Dramaturgia Pernambucana
Espaço Fiandeiros
Rua da Matriz, 46, 1º andar, Boa Vista
Informações: 4141-2431
Nesta sexta-feira (15), às 19h30
Entrada gratuita
Entrevista ou mais detalhes:
Daniela Travassos
Atriz / Diretora de Produção / Coordenadora-geral do Espaço Fiandeiros – Dramaturgia Pernambucana
9979-5922 / 4141-2431