Chineses ameaçam boicotar as grifes Versace e Coach - Blog Ana Cláudia Thorpe
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Chineses ameaçam boicotar as grifes Versace e Coach

Grife causa polêmica ao identificar Hong Kong como território independente da China. Foto: Divulgação

Em 2019, os Estados Unidos deverão perder o posto de maior mercado de moda do mundo, de acordo com o relatório The State of Fashion 2019, desenvolvido pela consultoria McKinsey & Company. Quem deverá ocupar a posição é a China, que hoje representa um terço no setor anualmente.

Algumas grifes de luxo, como, Dolce & Gabanna, Versace, Coach e Givenchy caíram no gosto popular dos chineses nos últimos meses e um novo episódio de boicote a uma dessas marcas de luxo aconteceu no último final de semana.

Circularam pelas redes sociais, fotos de camisas da grife Versace que identificam Hong Kong, Taiwan e Macau como territórios independentes, fato que não agradou os nativos e fez a marca emitir um pedido de desculpas à China. As peças traziam estampados os nomes de diferentes cidades vinculadas aos seus respectivos países, mas ao lado de Hong Kong, em vez de estar escrito China, estava Hong Kong, gerando assim, a revolta dos chineses.

 

Para evitar maiores prejuízos, Donatella Versace emitiu no último domingo (11) um comunicado no qual se diz arrependida pelo mal-entendido. “Eu estou profundamente entristecida pelo erro que foi cometido pela nossa empresa. Eu nunca quis desrespeitar a soberania nacional da China, e é por isso que eu queria me desculpar pessoalmente por tamanha imprecisão e por qualquer problema que possamos ter causado”, disse a CEO no perfil oficial da label no Instagram.

 

O caso foi semelhante ao que aconteceu em maio de 2018, quando uma camiseta da grife Coach também gerou polêmica por não identificar Hong Kong como parte da China. Na ocasião, a marca tirou as camisetas de circulação, mas as imagens do produto voltaram a aparecer no serviço de microblog chinês Weibo quando a polêmica com a Versace veio à tona.

Atualmente, a China se encontra bastante rigorosa no policiamento de como as empresas estrangeiras se referem aos territórios do país.