Artistas plásticos mostram religiosidade em suas artes no Museu do Estado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Artistas plásticos mostram religiosidade em suas artes no Museu do Estado

Ana Lisboa, Luciano Pinheiro, Renato do Valle e Montez Magno, estarão expondo no Museu do Estado de Pernambuco na quinta-feira (30/08) e os horários serão de terça-feia a sexta-feira das 09:00 às 17:00 e nos sábados e domingos das 14:00 às 17:00. E esse é o trabalho de mestrado de Ana Lisboa em cima da arte dos artistas que evoca a religiosidade tendo a Arte como Prece, ficando em cartaz até 30 de setembro. E um livro será lançado, mas só no dia 26 de setembro.
Tendo como tema “Interseção: Arte & Religiosidade”, oportunidade para que o público entenda como esses artistas de produção tão distintas se apoiam na religiosidade sem rótulos para transferirem à arte os seus sentimentos e um entendimentos do mundo.
A ideia da exposição veio a partir do livro “Arte como Prece” de Ana Lisboa- a religiosidade no trabalho  dos quatro artistas pernambucanos, financiado com recursos do Funcultura 2011, traz textos abertos a relação pessoal dos artistas no exercício individual da religião.
“Tudo que se faz com amor, a partir daquilo que recebemos na vida (nossas facilidades) é uma forma de oração” (Ana Lisboa)
Luciano Pinheiro, Montez Magno e Renato Valle foram os artistas plásticos selecionados por Ana Lisboa para o seu mestrado, pelo envolvimento do processo de construção artística com o campo de estudo o qual já vinha realizando em sua pesquisa plástica de atelier.
Luciano Pinheiro é desenhista, pintor e gravador, além de arquiteto, nascido no Recife. Foi um dos fundadores, em 1977, da Oficina Guaianases de Gravura, em Olinda. Ganhador de vários prêmios.