Em 2018, apenas 8% dos brasileiros conseguiram poupar para investir
Pesquisa aponta que mesmo entre os investidores, há baixa diversificação entre os perfis
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), apenas 8% da população economicamente ativa no Brasil conseguiu guardar algum dinheiro para aplicação no ano passado. No início de 2018, outra pesquisa realizada pela mesma entidade apontava que 56% dos entrevistados mostrava interesse em poupar para investir no ano seguinte.
Ainda de acordo com o estudo, há uma baixa diversificação entre os 8% que destinaram recursos para o mercado financeiro. Entre os entrevistados, mais de 80% dos que investiram no período optaram pela caderneta de poupança, cujo retorno em 2018 foi de 4,55%, diante de 15% da Bolsa de Valores.
Além da baixa capacidade de poupança, o levantamento aponta uma confusão acerca do que é uma aplicação financeira. Ao serem questionados se realizaram algum investimento ao longo de 2018, 25% dos entrevistados disseram que sim. Apesar disso, ao relatar o destino desses recursos, 17% indicaram aportes em bens duráveis, como carros e imóveis, reformas residenciais e abertura de pequenas empresas.
No total, foram realizadas 3.452 entrevistas, distribuídas em 152 municípios com a população economicamente ativa, inativos que possuem renda e aposentados das classes A, B e C. O público entrevistado tinha a partir de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.