Cinema da Fundação recebe mostra de filmes eslovenos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Cinema da Fundação recebe mostra de filmes eslovenos

Exibição segue até o domingo, com entrada gratuita

Imagem: Divulgação

Oito filmes da Eslovênia entram em exibição no Cinema da Fundação a partir da próxima quarta-feira (22), na ‘Mostra de Cinema Esloveno’, na unidade de Casa Forte, no Cinema do Museu. Com entrada gratuita, a iniciativa é uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a Embaixada Eslovênia no Brasil e o consulado do país em Pernambuco.

As exibições seguem até o domingo (26). A Mostra começa com o longa “O inimigo da Turma”, de 2014, do diretor Rok Bicek, que representou o país no Oscar 2014. “Feliz Para Morrer”, de Matevž Luzar; “Ivan”, de Janez Burguer; “Siska Deluxe”, de Jan Cvitkovic; “Pânico”, de Barbara Zemljic; “Fazendo da nossa maneira”, de Miha Hocevar; “Uma Viagem”, de Nejc Gazvoda e “Sonata Silenciosa”, de Janez Burguer também compõem a programação.

Confira os horários das exibições:

O Inimigo da Turma (2014), de Rok Bicek
Quarta (22), 20h
Sinopse: Quando Sabina (Dasa Cupevski), uma menina introvertida do colégio, comete suicídio, seus colegas culpam o novo professor autoritário de alemão, Robert (Igor Samobor), pela sua morte. A consciência de que as coisas não são tão preto e branco chega tarde demais.

Feliz Para Morrer, de Matevž Luzar
Quinta (23), 14h
Sinopse: Ivan (Evgen Car) é um professor de música aposentado no auge dos 70 anos que está cansado da vida. Ele compra uma sepultura em um cemitério com uma linda vista dos Alpes e entra num asilo para esperar a morte em paz. Porém, o exato oposto acontece: pela primeira vez em sua vida, Ivan começa a viver.

Ivan
Quinta (23), 16h
Sinopse: Depois de dar a luz a um filho ilegítimo, fruto de uma relação escondida com o homem público Rok (Matjaz Tribuson), Mara (Marusa Majer) é espancada pelos amigos dele após uma grave denúncia de corrupção envolvendo-o. Levada para longe, ela precisa fazer a escolha mais difícil de sua vida: ir embora com o homem que ama ou ficar com seu bebê e correr as consequências.

Siska Deluxe, de Jan Cvitkovic
Sexta (24), 14h
Sinopse: Aos 30 anos, três amigos de infância não conseguem amadurecer. Sempre foram cheios de ideias empreendedoras, mas já que nenhum se compromete, seus planos falham. Quando a tia de um deles morre, deixando uma pequena propriedade comercial, os amigos decidem abrir uma pizzaria. Sale (Aleksandar Rusic), que parecia ser o maior inimigo do grupo, se transforma em uma pessoa confiável e próxima, que ajuda com o restaurante.

Pânico, de Barbara Zemljic
Sexta (24), 16h
Sinopse: Buscando dar mais emoção à vida, Vera, aos 30 anos, inicia um caso extraconjugal. Mesmo perdendo o marino, o emprego e, também o amante, ela acha que deve recomeçar e se divertir independente das consequências.

Fazendo da Nossa Maneira, de Miha Hocevar
Sábado (25), 14h
Sinopse: Nas férias de verão, Alex e seus amigos vão acampar próximo ao Rio Soca, na Eslovênia. Ao chegar na floresta, eles conhecem o irritante chefe dos escoteiros, que os fará competir e aprender sobre a vida, o amor e a natureza de outras formas.

Uma Viagem, de Nejc Gazvoda
Domingo (26), 14h
Sinopse: Três amigos embarcam em uma viagem pela estrada, como fizeram na escola, mas as coisas mudaram. Gregor vai em uma missão de guerra, Ziva vai estudar no exterior, enquanto Andrej permanece sendo o mesmo. Mas há muitos segredos que nunca foram ditos.

Sonata Silenciosa, de Janez Burguer
Domingo (26), 16h
Sinopse: Após ter a esposa morta, Stevo fica com seus filhos numa casa demolida esperando por outro ataque. Quando ele menos espera, uma caravana chamada Circus Fantasticus chega na sua propriedade trazendo uma surpresa.