Recife recebe atividades em comemoração ao Dia Mundial do Oceano - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Recife recebe atividades em comemoração ao Dia Mundial do Oceano

Programação inclui trilha cega, oficinas e exposição de fósseis

Imagem: Prefeitura do Recife/Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade lança uma programação de educação ambiental em celebração ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorado neste sábado (8). Durante todo o dia, o Centro de Atendimento ao Turista Ambiental (CAT Ambiental) promove atividades dedicadas à conscientização do descarte correto do lixo e atividades que exploram a importância da vida marinha e o impacto ambiental na sociedade.

A programação inclui uma exposição de fósseis de animais aquáticos, que ficará instalada na área externa do CAT Ambiental, localizado no Segundo Jardim da Orla  de Boa Viagem, aos cuidados de alunos dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e pós-graduação em Biologia Marinha da Faculdade Franssineti do Recife (Fafire).

Além disso, também será promovida uma Trilha Cega, na qual a arte-educadora Silvana Coutinho guiará os participantes em uma caminhada de olhos vendados e pés descalços pela estrutura do CAT Ambiental, passando pela areia, mar e vegetação da praia. A atividade tem como objetivo promover a reflexão sobre a relação das pessoas com o meio em que vivem e será promovida em dois horários, primeiro às 10h30 e depois às 14h40. A trilha sai pela primeira vez do Econúcleo Jaqueira e depois do Jardim Botânico do Recife.

Destinada ao público infantil, uma oficina de histórias em quadrinhos será promovida no Econúcleo do Parque da Jaqueira, às 10h30. A atividade promove a criação de personagens relacionados ao oceano. Às 14h, haverá contação da história A gota d´água, com manuseio de objetos e ilustrações, que narra o caminho de uma gotinha de água da chuva que caía dentro do Rio Beberibe e sonhava em conhecer o Rio Capibaribe.