“Bacurau” entra na disputa para representar o Brasil no Oscar 2020
O filme “Bacurau”, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, entrou na disputa para representar o Brasil no Oscar 2020. Além dele, outros onze filmes estão tentando representar o país na categoria de melhor filme estrangeiro na premiação. O escolhido final será divulgado no dia 27 de agosto.
A Comissão Especial de Seleção brasileira é formada pelos diretores Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?), David Schürmann (Pequeno Segredo), Zelito Viana (Avaeté – Semente da Vingança), pelas produtoras Sara Silveira (As Boas Maneiras) e Vania Catani (O Palhaço), Walter Carvalho (Central do Brasil), o roteirista Mikael de Albuquerque (Real – O Plano por Trás da História), o fundador do Festival É Tudo Verdade, Amir Labaki, e a diretora do Festival do Rio, Ilda Santiago. A Academia de Hollywood vai divulgar os indicados no dia 13 de janeiro de 2020 e a premiação vai ser realizada no dia 19 de fevereiro, em Los Angeles, Estados Unidos.
Além pré-indicação ao Oscar, “Bacurau” ganhou os prêmios de melhor filme e melhor direção no 23º Festival de Cinema de Lima e o de Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019.
Confira os 12 filmes pré-selecionados:
Bacurau, de Kleber Mendonça Filho
Simonal, de Leonardo Domingues
Los silencios, de Beatriz Seigner
A vida invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz
Sócrates, de Alex Moratto
A última abolição, de Alice Gomes
A voz do silêncio, de André Ristum
Bio, de Carlos Gerbase
Legalidade, de Zeca Brito
Humberto Mauro, de André Di Mauro
Espero tua (re)volta, de Eliza Capai
Chorar de rir, de Toniko Melo