Museu do Homem do Nordeste guarda o apito do milésimo gol de Pelé  - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Museu do Homem do Nordeste guarda o apito do milésimo gol de Pelé 

Há 50 anos, no dia 19 de novembro, objeto que hoje faz parte do acervo do MUHNE marcava o feito do jogador.

Segundo Antônio Campos, escritor e atual presidente da FUNDAJ, o  apito que marcou história está entre as peças que formam o acervo do. Há 50 anos, no dia 19 de novembro, o objeto, feito em resina de plástico, teve sua história ligada ao feito do milésimo gol de Pelé como jogador profissional de futebol, na partida realizada no Rio de Janeiro no dia 19 de novembro de 1969, no Estádio do Maracanã, um templo do futebol, pela taça de Prata.

A partida estava sendo narrada pelo comentarista Jota Soares. O gol foi realizado por Pelé que jogava pelo Santos, em uma cobrança de pênalti marcado contra o Vasco aos 32 minutos do segundo tempo. Na defesa estava Andrada, goleiro argentino, contratação recente na época pelo Vasco. A imagem de Andrada socando o gramado após não conseguir segurar o gol que sem dúvidas entraria para história é sempre revivida na memória do esporte. Aquele era o milésimo gol do rei do futebol, primeiro homem a marcar mil gols em campeonatos regulares.

O apito hoje encontra-se sob a salvaguarda do Museu do Homem do Nordeste. Tendo sido parte da coleção do cronista esportivo pernambucano Jota Soares, adquirida pela Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira – Rodrigo Melo Franco de Andrade (CEHIBRA) por meio de compra, em 2008 foi transferido para o Muhne e se tornou uma das peças mais emblemáticas do acervo.

Fachada do Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco, situado no bairro de Casa Forte, Recife, Pernambuco. Foto – Divulgação

#programaanaclaudiathorpeentrevista #projetodesucessodeaz #bloganaclaudiathorpe #anaclaudiathorpe #tvnova #tvcultura #entretenimento #mercadodeluxo #realizacaoanaclaudiathorpe