Projeto Escutátoria: a arte de escutar e acolher - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Projeto Escutátoria: a arte de escutar e acolher

O Projeto Escutatória foi criado em 15 de setembro de 2019 com o objetivo de ajudar na prevenção ao suicídio, através da campanha do setembro amarelo. Inicialmente atuavam nas praças, praias e áreas abertas, com apenas, cadeiras e voluntários dispostos a ouvir. Mas devido o isolamento social, migrou para a forma on-line.

A coordenadora do Projeto, Cris Mascarenhas, conversou com o blog e explicou como funciona o novo método. “Escutar com afeto e acolher, esse é o nosso propósito on-line, as pessoas entram em contato através das nossas redes sociais, enviam uma mensagem no direct e nós entraremos em contato por ligação.”

Durante essa época de distanciamento e isolamento social, a conversa é um meio de interação muito benéfico. Por isso, o Projeto utiliza as plataformas do Instagram, Facebook, e Zoom, que ajudam através de vídeo chamadas, ligações e transmissões ao vivo, como forma de ouvir as pessoas.

“O nosso princípio é não julgar, não criticar, não dar palpite, mas se durante a conversa a pessoa demonstrar interesse em receber ajuda, nós oferecemos um folhetim com sugestões de possam ajudar.” diz Cris.

Além das escutas individuais, o projeto promove toda quarta-feira às 18h, uma live no Instagram @projetoescutatoria. Lá são conversados temas que podem ajudar durante esse momento.

O grupo com escutadores é formado por voluntários disponíveis a ouvir com afeto e acolher quem necessita. O escutador não é um profissional da saúde, então não substitui uma consulta médica. Para ser um escutador não precisa de formação profissional, apenas disponibilidade de ouvir o próximo.

E quando o isolamento social acabar, o projeto voltará às ruas, mas continuará também na forma on-line. E em breve será lançado um aplicativo para dar privacidade e facilitar o contato com as pessoas.