Museu Coreano de Arquitetura e Urbanismo terá construção pensada no meio ambiente - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu Coreano de Arquitetura e Urbanismo terá construção pensada no meio ambiente

O escritório internacional AZPML, juntamente com Yukyung Kim do UKST, venceu o concurso para projetar o Museu Coreano de Urbanismo e Arquitetura (KMUA).

A proposta do escritório tem foco em discutir o papel da arquitetura em meio às mudanças climáticas, ao mesmo tempo que conta a história da arquitetura no país. O novo museu será construído na cidade planejada de Sejong e, de acordo com a publicação do Architect’s Journal, comporá um complexo de museus mais amplo no centro urbano.

Segundo a equipe vencedora, o projeto teve como ponto de partida o pensamento de que as cidades, atualmente, são responsáveis por quase 70% das emissões globais de carbono e por mais de dois terços do consumo de energia no mundo, de acordo com dados da rede Grupo C40 de Grandes Cidades. Dessa forma, o KMUA será erguido com vigas de aço reaproveitadas que serão usadas para construir um imenso andaime, onde os exemplos de obras arquitetônicas serão expostos.

Ao todo, o prédio terá uma área de 17.050 metros quadrados, e será palco para exposições permanentes e temporárias. O princípio do Design for Disassembly (Design para Desmontagem, em tradução livre) será utilizado, prevendo opções de reaproveitamento para os materiais usados na construção após o fim de sua vida útil.