Exibição mostra evolução da moda ao longo de dois séculos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Exibição mostra evolução da moda ao longo de dois séculos

A exposição do Costume Institute em 2020 traça um século e meio da moda – de 1870 até o presente – ao longo de uma linha do tempo em comemoração ao 150º do Museu Metropolitano de Arte.

Batizado de “About Time”, a exibição emprega o conceito de la durée (duração) de Henri Bergson, ele explora como as roupas geram associações temporais que fundem passado, presente e futuro. Virginia Woolf é a “narradora fantasma” da exposição.

A linha do tempo se desdobra em duas galerias adjacentes fabricadas como enormes mostradores de relógio e organizadas em torno do princípio dos 60 minutos da moda. Cada “minuto” apresenta um par de peças de vestuário, com a obra primária representando a natureza linear da moda e a secundária o seu caráter cíclico.

Para ilustrar o conceito de duração de Bergson – da coexistência do passado com o presente – as obras em cada par estão conectadas por meio de forma, motivo, material, padrão, técnica ou decoração.

Todas as roupas são pretas para enfatizar as mudanças na silhueta, exceto no final do desfile, onde um vestido branco da coleção primavera/verão 2020 de Viktor & Rolf de alta costura, feito de amostras recicladas em um design patchwork, serve como um símbolo para o futuro da moda com sua ênfase na comunidade, colaboração e sustentabilidade.