Empresa realiza teste bem-sucedido de avião elétrico com decolagens e pousos verticais - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Empresa realiza teste bem-sucedido de avião elétrico com decolagens e pousos verticais

Foi realizado recentemente o primeiro teste de voo bem-sucedido do avião elétrico da empresa alemã Lilium, que inclui em sua tecnologia decolagens e pousos verticais – além de realizar manobras mais complexas, como a transição do modo pairado para voo horizontal com sustentação alar.

O destaque e diferencial da aeronave elétrica em relação aos modelos tradicionais de aviões com a mesma capacidade, é sua simplicidade de projeto. O Lilium Jet, como foi batizado, é uma aeronave leve, potenciada por 36 motores a jato elétricos que, montado nas asas via 12 flaps móveis, garantem empuxo quase instantâneo em todas as direções.

Para a decolagem vertical, os flaps apontam-se para baixo e proporcionam a sustentação vertical. Uma vez fora do chão, eles retornam aos poucos à posição horizontal para que o deslocamento da aeronave no sentido paralelo ao horizonte ocorra – dispensando os controles de superfície, como leme, ailerons (as partes móveis das asas) e cauda.

Precisando de pouco espaço para decolagem e pouso, o Lilium Jet opera exclusivamente com energia elétrica, usando baterias com autonomia de 300 quilômetros com velocidade máxima de cruzeiro de 300 km/h. Seu consumo de energia é equivalente aos dos carros elétricos já existentes.