Holanda terá museu submerso com experiência imersiva de navio naufragado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Holanda terá museu submerso com experiência imersiva de navio naufragado

A Holanda receberá um museu subaquático feito a partir dos destroços de um navio naufragado do século 18. A embarcação, pertencente à Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, encalhou após uma tempestade em 1749 na costa de Hastings, no sudeste da Inglaterra.

Uma equipe liderada pelo arqueólogo holandês Jerzy Gawronski, em parceria com o escritório de arquitetura ZJA e as empresas Deloitee, Mammoet e VEKA, pretende usar o restante da estrutura do barco para construir um instituto cultural. 

O “Amasterdam”, como é chamado, é uma embarcação de 40 metros de comprimento que era capaz de transportar 330 pessoas, incluindo marinheiros, carpinteiros, soldados e oficiais do governo holandês, quando naufragou. O barco, atualmente, foi coberto por sete metros de areia, mas a estrutura preservada do navio pode ser utilizada para descobrir mais sobre a Holanda do século 18, bem como preservar o patrimônio cultural do país.

O projeto prevê a criação de uma estrutura que levantará os destroços, mesmo com água e areia, e levá-los para Amsterdã. Ao chegar na capital, o navio será investigado debaixo d’água em um cais com janelas transparentes. O estúdio de arquitetura do projeto fará uma cobertura para a doca do porto possibilitando o uso do espaço como turismo e centro de pesquisa. A ideia do museu é promover uma experiência imersiva nos destroços do navio e nas descobertas realizadas pelos arqueólogos e pesquisadores.

Ainda não há uma data precisa para inauguração do museu.