Centro Cultural Cais do Sertão vence prêmio realizado pelo Iphan - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Centro Cultural Cais do Sertão vence prêmio realizado pelo Iphan

O equipamento turístico e cultural do Governo do Estado de Pernambuco, o Centro Cultural Cais do Sertão, foi um dos vencedores da 33ª edição do Prêmio Rodrigo de Melo Franco – realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O museu ganhou na categoria de iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial graças às suas atividades interativas desenvolvidas na Sala do Imbalança, que oferece ao visitante uma experiência completa sobre a formação musical do Nordeste.

O espaço, localizado no piso superior do museu, é visitado por grupos que, através de intermédio de músico-educadores, podem aprender a tocar instrumentos musicais usados nos gêneros populares nordestinos. O público tem acesso às técnicas para manuseio da sanfona, zabumba, triângulo, agogô de cocos, pífano e rabeca e outros instrumentos. Que hoje, devido à pandemia, não permite mais o acesso à área.

O Cais do Sertão, desde o início da pandemia, adaptou todas as suas atividades para as plataformas visuais, promovendo debates, rodas de conversa e playlists temáticas.

O Prêmio Rodrigo de Melo Franco, criado em 1987, tem a preocupação em valorizar os espaços e projetos que tem como foco preservar a cultura do País.