Cuidados com a pele para o verão - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Cuidados com a pele para o verão

A estação mais aguardada por muitos chegou: o verão. E com ela, as viagens, o sol, a praia e também os cuidados com a pele do corpo e do rosto. Nessa época do ano, os cuidados com a pele devem ser redobrados, pois ela fica mais exposta e sofre mais riscos de agressões e até mesmo doenças. Assim, para manter a pele saudável no verão, é importante adotar algumas medidas que listamos aqui para você.

 

Filtro Solar

Melhor Protetor Solar: Confira Os Produto Que Mais Se Destacaram Em 2019 -  DeUmZoom

O protetor solar deve ser usado todos os dias, mesmo se não houver exposição ao sol, pois, só os agentes externos como poluição, poeira e luzes de dentro de casa prejudicam a nossa pele. No verão então, não pode ser esquecido de jeito nenhum. O produto deve proteger a pele contra os raios UVA e contra os raios UVB e deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Distribua-o uniformemente em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. Deve também ser aplicado a cada duas horas. Porém, atenção, esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água.

Manter a pele limpa e hidratada

Como hidratar a pele corretamente: 6 passos para manter a pele saudável

É importante manter a pele limpa e hidratada, sendo recomendado tomar pelo menos 2 banhos por dia, pois assim é possível eliminar o suor. Para o rosto, use sabonetes indicados para o seu tipo de pele. No entanto, para evitar de fato a proliferação de microrganismos, é importante manter a pele seca, já que regiões do corpo mais úmidas e quentes favorecem o desenvolvimento de microrganismos, principalmente fungos. Após a lavagem é necessário passar um creme hidratante fluido, pelo menos nas regiões onde a pele tende a ficar mais seca, como pés, joelhos, mãos e cotovelos, sem esquecer de hidratar o rosto também.

 

O interno também é importante

A importância de beber água

As respostas externas de nossa pele e corpo são consequências de atitudes internas, ou seja, sua alimentação e sua hidratação com água interferem muito em todos os aspectos do seu corpo. As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água. Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante. 

 

Evitar muita exposição ao sol 

Benefícios da exposição moderada ao sol - VIVA ASSIM

Tudo em excesso faz mal, então, nas horas mais quentes do dia, entre as 10 e as 16 horas, evite a exposição solar direta, porque nesses horários há mais riscos para a saúde. Assim, nestas horas, deve-se preferir ficar em locais com sombra, além de usar chapéu ou boné e roupas claras, para proteger a pele, e óculos de sol, para proteger os olhos e evitar queimaduras e insolação.