Dicas para acalmar os pets nas festas de fim de ano - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Dicas para acalmar os pets nas festas de fim de ano

Por conta das comemorações de fim de ano, dos fogos e barulhos altos, a maioria dos pets ficam assustados, e é necessário realizar alguns protocolos durante o barulho para acalmá-los. Por mais que a prefeitura do Recife não realize a queima de fogos tradicional este ano, muitas pessoas ainda fazem suas festas particulares e utilizam fogos e sons em altos volumes. Para dar um réveillon tranquilo para os pets, listamos aqui algumas dicas para amenizar o susto e o medo dos bichinhos na noite de ano novo.

 

Proteja os ouvidos

 

O barulho alto, seja de fogos ou de outros tipos de sons, assusta muito os animais, por isso, o ouvido precisa ser protegido para que o impacto seja menor. Para isso, utilize protetores auriculares ou até mesmo um algodão nos ouvidos do pet, já que eles já estão acostumados com esse material por ser utilizado também durante os banhos. 

 

Acostume-o com os barulhos

 

Para reduzir o nível de estresse do bichinho, o ideal é acostumar os animais com barulhos e agitos. Habitue o pet aos poucos com música alta, ou deixando a televisão ligada em volume alto durante a queima de fogos, para que a atenção dele se volte para outra coisa.

 

Demarcação de lugar

 

É importante demarcar um lugar para o bichinho em que ele se sinta seguro, familiarizar ele desde sempre, porque ajudará a passar pelas horas de barulho de maneira mais tranquila. Também é bom auxiliar junto com brinquedos ou comidas que ele goste, para o deixar mais confortável e relaxado.

 

Manter janelas e portas fechadas

 

É importante manter qualquer tipo de passagem fechada, pois, no susto, o pet pode acabar se machucando por agir impulsivamente, e também impede que ele machuque as patas ao tentar escapar pelas frestas ou prenda a cabeça entre as grades.

 

Medicação

 

Para isso, é necessário consultar um médico veterinário. Porém, cheiros florais para acalmar o bichinho super funciona.

 

Colete ou faixa protetora

 

Colocar um colete protetor ou até mesmo amarrá-lo com uma faixa ao redor do seu corpo é uma forma do animalzinho se sentir abraçado e acolhido, o que poderá diminuir o medo do barulho. Mas é importante garantir que o pano não esteja apertando ou machucando o pet.