Os melhores hotéis construídos em cavernas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Os melhores hotéis construídos em cavernas

Embora existam inúmeros destinos de hotéis em cavernas em todo o mundo, a região mais famosa é a Capadócia, na Turquia. Esses estabelecimentos foram criados como refúgios clandestinos para cristãos perseguidos por persas e árabes, que acabaram construindo cidades subterrâneas. A Itália e a Austrália também oferecem experiências únicas e acomodações em cavernas históricas. Veja algumas:

Mira Mira (Austrália)

O local oferece até quatro alojamentos separados e está situado em 22 hectares de uma exuberante mata nativa isolada, a apenas 90 minutos de Melbourne. A Cave House, com dois quartos, realmente dá a sensação de viver no subsolo. Para acessar a caverna, os hóspedes entram em uma enorme porta esculpida na boca de Magog (personagem bíblico do Antigo Testamento) e descem os degraus sinuosos iluminados por lanternas de fogo.

Columbarium (Israel)

Na terra da Judeia, os moradores costumavam esculpir casas-caverna nas montanhas. Essa versão luxuosa dessas casas possui um poço onde a água mineral cicatrizante é armazenada em pedra. Naturalmente fresco no verão e quente no inverno, o hotel sustentável oferece refeições orgânicas e também é especializado em hidroterapia com água mineral filtrada da montanha, para complementar os tratamentos de spa na privacidade do quarto.

Hotel Basiliani (Itália)

O Basiliani possui o típico estilo italiano moderno com uma arquitetura contemporânea que complementa a vista externa. Até quatro pessoas podem ficar em cada um dos quartos, sendo que alguns deles são cavernas e outros lofts. Os banheiros têm chuveiros e banheiras e alguns até possuem poços privados.

Masseria Torre Coccaro (Itália)

A entrada para este resort fica próxima a antigos olivais ao longo da costa do Adriático. A casa de fazenda em estilo fortaleza tem séculos e foi transformada em um hotel boutique com móveis antigos, espelhos dourados e lençóis de linho. Há também um spa Aveda com banho turco, academia e piscina ao ar livre. A suíte branca oferece uma grande lareira de pedra e uma jacuzzi na parte externa.

Million Donkey Hotel (Itália)

Localizado ao norte de Nápoles, na vila italiana Prata Sannita, o Million Donkey Hotel é composto por apenas três quartos e um banheiro. Os designers dizem que o nome Million Donkey Hotel homenageia os “burros de carga” que doaram seu tempo e energia para viabilizar o projeto. O hotel foi criado em apenas um mês por arquitetos austríacos e voluntários locais a partir de edifícios abandonados cheios de quartos construídos em cavernas na encosta. Uma característica surpreendente do hotel é a cama com rodas, que pode deslizar para o lado de fora, permitindo admirar as estrelas.

Kagga Kamma Nature Reserve (África do Sul)

Localizado nas Montanhas Cederberg, no Cabo Ocidental, este resort é um retiro tranquilo e longe da cidade. Kagga Kamma tem dez suítes-caverna exclusivas esculpidas em formações naturais de arenito. A fachada da Cave Suites foi feita pelas mãos humanas, enquanto a parede posterior interna é de arenito natural. Cada uma possui um pequeno terraço com vista e está mobiliada de forma simples.

Cuevas Helena (Espanha)

Localizada na zona rural da Andaluzia, na vila de Benamaurel, Cuevas Helena é uma casa-caverna de três quartos com todas as comodidades, incluindo cozinha totalmente equipada, área para jantar e uma grande mesa. Há, ainda, piscina e banheira de hidromassagem. Segundo os proprietários, o objetivo era transformar a caverna em um “modern day cave living”, já que todos os quartos são maiores do que uma caverna normal e têm tetos muito altos. Eles queriam manter a sensação autêntica de estar em uma caverna e, para isso, deixaram algumas áreas originais, com conchas de fósseis nas paredes, já que esta parte da Andaluzia esteve submersa na água por milhões de anos.

La Claustra Hotel (Suíça)

Em meio aos Alpes suíços, é possível se hospedar em uma antiga fortaleza do exército construída nas rochas sob a passagem de Gotthard. La Claustra oferece 17 quartos individuais, todos localizados no subsolo. Há também um restaurante subterrâneo e um spa Wellness Oasis, alimentado diretamente por nascentes de água, com banho de vapor em um cubo de vidro único.

Ariana Lodge (Turquia)

O Ariana Sustainable Luxury Lodge está localizado acima do Vale do Uchisar, na Capadócia. Cada uma das 11 suítes tem o nome de deusas diferentes e cinco delas são esculpidas na caverna. É possível se hospedar na Suíte Kamrusepa, em homenagem à Deusa da Cura, da Medicina e da Magia, ou experimentar a luxuosa Suíte Caverna Inara, em homenagem à Deusa dos Animais Selvagens, que tem vista para o Vale Güvercinlik.

Elkep Evi Cave Hotel (Turquia)

Este hotel de rocha vulcânica foi restaurado e agora oferece suítes e quartos-caverna na colina rochosa acima da cidade de Urgup. É um dos hotéis mais exclusivos da Capadócia, com um exterior impressionante construído na encosta de um penhasco. Cada uma das três hospedagens oferece sete quartos grandes e nada claustrofóbicos.

Museum Hotel (Turquia)

Com 30 quartos e suítes, as residências em cavernas renovadas do hotel armazenam a coleção de antiguidades e artefatos otomanos, persas e romanos do proprietário. Está sendo construído um poço térmico e há planos para aquecer o hotel usando o calor da terra. Com temática eco, toda a comida é orgânica e produzida nos jardins do hotel. A sustentabilidade é vital nesta propriedade Relais & Chateaux, que faz grande uso da energia solar. O restaurante Lil’a, os terraços, o bar e a piscina romana têm vistas incríveis da Capadócia.

Yunak Evleri (Turquia)

Este hotel esculpido em um penhasco oferece uma combinação de 10 casas-caverna, totalizando 120 quartos, todos datados dos séculos 5 e 6. Na região acima do hotel há uma mansão grega do século 19. Todos os quartos são em estilo otomano com bordados feitos à mão, cortinas de renda, móveis antigos, kilims da Anatólia e tapetes tradicionais. Os quartos têm pátios privados com vista para a Turkish Mesa. Na parte de baixo do penhasco fica o saguão principal do hotel, localizado na mansão grega. Tem, ainda, duas piscinas ao ar livre e um spa. O jantar à luz de velas é servido no terraço da cobertura.