Os movimentos do mercado financeiro que marcaram a semana da GameStop - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Os movimentos do mercado financeiro que marcaram a semana da GameStop

O mercado financeiro levanta pautas importantes que permeiam os comentários das pessoas durante toda a semana. A tradicional rede de lojas de videogames GameStop, foi assunto principal ao decorrer da semana que passou, pois seus investidores fizeram suas ações dispararem em 134%. No Brasil, alguns investidores do varejo tentaram replicar as ações que levaram a tal alta, gerando uma crise. Alguns termos estão sendo utilizados para o esclarecimento dos possíveis motivos do dito caso. Separamos aqui alguns deles para melhor compreensão.

 

Fundos Hedge 

 

Ele é uma forma de investimento alternativa aos investimentos tradicionais, com graus de risco variados, com poucas restrições e em algumas situações, altamente especulativo. O assunto entrou em pauta, pois foi notória a revanche dos pequenos investidores contra os grandes fundos, com o intuito de diminuírem posições em outros ativos para cobrir os prejuízos das posições vendidas. 

 

Short squeeze

 

Ele é um movimento do mercado que ocorre quando um ativo sobe de forma intensa e rápida, fazendo com que os investidores que estavam apostando em sua queda, tenham que adquiri-lo para evitar prejuízos.

 

Hedge 

 

É uma transação compensatória que tem como objetivo proteger seus operadores contra prejuízos se houver alterações de preços. Com a compra em grande escala dos investidores do varejo, os fundos que apostaram na queda das ações precisaram recuar e fechar suas posições. Após o confronto entre os investidores individuais e os vendedores, alguns deles foram forçados a vender algumas de suas ações de melhor desempenho, para tentar cobrir os bilhões de dólares que foram perdidos. 

 

Reddit

 

Um grande fórum on-line, que é dividido entre diversas comunidades, com o objetivo de discutir investimentos alternativos no mercado financeiro. Os usuários da plataforma, que é a 7ª mais acessada dos EUA, se uniram para desafiar os fundos de hedge e impulsionar os ativos da GameStop.

 

Onde o IRB entra na história?

A IRB é uma empresa brasileira privada de capital aberto e atua nas principais linhas de negócios de resseguros no país. Suas ações subiram até 17% na Bovespa na última semana, após os investidores imitarem o movimento que deu impulso aos acréscimos das ações da GameStop. Acontece que, as atitudes que fizeram as ações da IRB crescer foram ilegais, como a compra coletiva dos papéis da IRB Brasil.

 

Comissão de Valores Mobiliários

 

Na última sexta-feira (29) a CVM anunciou que iria penalizar atuações que possam influenciar negativamente o mercado brasileiro. A situação acontece quando um ou mais investidores acabam provocando a alta do preço de valores mobiliários, com o intuito de causar prejuízos.