Dia Internacional da Mulher: mulheres que inspiram através de seus legados - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Dia Internacional da Mulher: mulheres que inspiram através de seus legados

Celebrado anualmente em 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher é ressaltado como uma data comemorativa, oficializada na década de 70 pela ONU, para simbolizar a luta histórica das mulheres por condições igualitárias. Inicialmente, a data remetia apenas a reivindicação por igualdade salarial, mas, com o passar dos anos, chegando até os dias de hoje, o 8 de março possui um significado muito mais abrangente, onde celebra a vida de todas as mulheres, valorizando-as pelo que são e celebrando suas conquistas sociais, pessoais, políticas e econômicas. A história da humanidade está repleta de mulheres que marcaram suas épocas e que deixam seu legado até hoje, inspirando muitas outras ao desejo de mudança e inclusão. As áreas da medicina, tecnologia, ciência, assistência social, dentre tantas outras, foram proibidas de obterem mulheres em sua atuação, mas hoje, as mesmas as abrilhantam, construindo legados e deixando histórias de inspiração. Tendo em vista isso, o Blog Ana Claudia Thorpe selecionou sete mulheres que são um luxo e que carregam consigo uma enorme representatividade, sendo referências para tantas outras ao redor do mundo.

 

Luiza Trajano

Os segredos de Luiza Trajano para a independência financeira | VEJA

Empresária brasileira que comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza e outras empresas integradas a sua holding, onde, através do movimento “Mulheres pelo Brasil”, lidera um grupo de cinquenta mulheres atuantes em diversos segmentos da economia, que se uniram por um objetivo em comum: melhorar o país.

Ngozi Okonjo-Iweala

History is made: Ngozi Okonjo-Iweala chosen as Director-General

Política e economista nigeriana, onde em seu país ocupou duas vezes o cargo de Ministra das Finanças, e sua habilidade em negociação rendeu à Nigéria um acordo para cancelar bilhões de dólares em dívidas com o Clube de Paris, além de ser ex-número 2 do Banco Mundial. Em 2021, será a primeira mulher e a primeira africana a chefiar a Organização Mundial do Comércio.

Donatella Versace

Donatella Versace - biografia, fortuna, tragédia e transformações físicas

Designer de moda italiana e atual vice-presidente do Grupo Versace, bem como designer-chefe, após a brusca morte de seu irmão, Gianni Versace, ela assumiu a diretoria de maison, carregando também a responsabilidade de criação de todas as linhas da marca, onde estabeleceu um novo olhar. Enfrentou muitas críticas por ser mulher e assumir um cargo que antes era ocupado por um homem, e mostrando a todos sua capacidade, Donatella fez história e alavancou a marca para novos segmentos, lançando uma linha de maquiagem de renome mundial, um hotel de luxo cinco estrelas, elevou a marca para o conceito de celebridade e modificou as passarelas de moda em 2019. 

Sofia Bauer

Centro Sofia Bauer | Tratamentos psiquiátricos, psicológicos e cursos

Psiquiátrica brasileira especializada em psicanálise pelo IPSI, em hipnoterapia Ericksoniana pela Milton Erickson Foundation, e em psicologia positiva por Tal Ben-Shahar, ministra cursos em todo o Brasil, em Portugal, e também à distância, em plataformas online. Sofia foi inovadora, onde, em um feito histórico, trouxe para o Brasil conhecimentos relativos ao uso da hipnose clínica para o tratamento de sintomas de diversas doenças psicológicas.

Malala Yousafzai

Ativista Malala Yousafzai realiza palestra em São Paulo

Jovem paquistanesa de 23 anos, militante dos direitos das mulheres, foi vítima de um atentado por defender o direito das mesmas de ir à escola. Com 11 anos, Malala já defendia e levantava debates sobre este assunto, onde, quando tinha 15 anos, levou três tiros na cabeça enquanto voltava da escola. Malala sobreviveu ao atentado, recuperou-se e não recuou de suas convicções, tornando-se porta-voz de uma causa: o direito à educação. Declarando a famosa frase “Nossos livros e canetas são as armas mais poderosas, uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”, com 17 anos, foi a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.

Melinda Gates

Melinda Gates faz doação para combater desigualdade de gênero | Razões Para  Acreditar

Cientista da computação estadunidense, ex-funcionária da Microsoft, também é co-fundadora e co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates, além de comandar a maior fundação dedicada a causas humanitárias para promover a saúde e combater a miséria extrema. Na Duke University, localizada na Carolina do Norte, realizou seu bacharelado e especialização em apenas cinco anos, onde destacou-se como a melhor aluna da turma, e devido a tanto renome, entrou imediatamente na Microsoft em Seattle. Luta pela igualdade e pelo empoderamento feminino, e em 2020 foi considerada a 5ª mulher mais poderosa do mundo segundo a revista Forbes.

Emília Ferreiro

Emilia Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização

Psicóloga e pedagoga argentina radicada no México, é doutora pela Universidade de Genebra. Marcou a história ao analisar e desvendar os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever. Isso revolucionou a maneira de se pensar a alfabetização e influenciou a educação brasileira a partir dos anos 90. Sua obra influenciou tanto os educadores brasileiros que até mesmo os Parâmetros Curriculares Nacionais são inspirados em seus estudos. 

 

Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.