Festival Virtuosi reúne profissionais da música clássica em masterclasses e concertos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Festival Virtuosi reúne profissionais da música clássica em masterclasses e concertos

Oferecendo para seus espectadores concertos inéditos, palestras, masterclasses e oficinas de música clássica, o Festival Virtuosi realiza este ano sua 23ª edição, mas em formato digital. A programação inicia com o projeto Virtuosi Diálogos Virtuais, que abre espaço para debates e questionamentos com o tema “Falando de música a partir do som e elementos do discurso musical” e com “Como ouvimos música hoje? Desafios da escuta e compreensão no século XXI”, sob o comando do professor Sérgio Barza, até o dia 18.

Festival Virtuosi estreia em versão digital - Folha PE

Os concertos começam a ser apresentados na sexta-feira, 19, onde a abertura será realizada por Thiago Soares, professor, coreógrafo e ex-primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, com uma coreografia exclusiva para a música “Chaconne” de Johann Sebastian Bach, juntamente com Rafaell Altino na viola, diretamente da Dinamarca, a partir das 19h. No sábado, 20, o festival contará com a participação de Peter Laul, pianista russo, que interpretará a clássica “Sonata para piano” de Beethoven, comentando também como a pandemia o levou a transformar sua sala em um concert hall, a partir das 19h.

Peter Laul — Apollo Arts

Os masterclasses iniciarão a partir da segunda-feira, 22, com a presença de professores pernambucanos que trabalham nos Estados Unidos, Europa e Canadá, entre palestras com a presença de Maria Resende, compositora que palestrará sobre a interpretação musical e a subjetividade, Marcelo Jaffé, violinista que levantará o debate sobre a importância do quarteto de cordas no universo da música de concerto, reunindo dois violinos, uma viola e um violoncelo, no dia 23, e a violinista coreana Soh-Hyun, no dia 26.

Festival Virtuosi reúne grandes talentos da música erudita ?

O evento perdurará até o dia 28, com transmissão através do canal do YouTube, no Instagram e no Facebook, oferecendo 12 concertos gravados, com a presença de artistas como Ragazze Quartet, Isaac Duarte, Jonathan Crow, Leonardo Altino, Catalin Rotaru e mais, juntamente com seis palestras e cinco masterclasses ao vivo.

Festival Virtuosi anuncia edição online e abre inscrições para oficinas  gratuitas | Viver: Diario de Pernambuco