Coluna Decorando com Luciana Cavalcanti - A importância da iluminação na arquitetura - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Decorando com Luciana Cavalcanti – A importância da iluminação na arquitetura

Amo esse tema, sabe por quê? Porque costumo dizer que a iluminação nos proporciona ter dois projetos distintos em um mesmo ambiente, um de dia e outro à noite, de tão incrível que é o efeito que ela é capaz de criar.
Para esse resultado realmente ser o desejado, é fundamental que cliente e arquiteto trabalhem em parceria com uma loja especializada, que oriente sobre todas as nuances a respeito de cada tipo de lâmpadas e de luminárias para que elas se adequem perfeitamente à necessidade de cada projeto. Por isso, conto sempre com o conhecimento e a orientação da equipe da Empório da Luz para fazer todo o equilíbrio dos meus projetos de iluminação.


Só para vocês terem uma ideia da quantidade de detalhes que dispomos, a básica fita de LED, que usamos muito para criar efeitos, possui intensidades e até três temperaturas de cores diferentes. Na prática, isso que dizer que para dar um efeito suave, em painéis de cama ou cortineiros, por exemplo, devemos usar uma potência menor e uma intensidade de cor mais baixa, ou seja, mais amarelinha, para conseguirmos passar a sensação de tranquilidade e aconchego. Já numa penteadeira, a mesma fita precisa ter uma potência maior e uma intensidade de cor neutra para iluminar bem e não alterar as cores da maquiagem.

A variedade dos focos também é enorme, as dicróicas e mini dicróicas ficam lindas para valorizar cristaleiras, móveis e quadros. Já as AR possuem focos mais fechados e ficam perfeitas em mesas de varanda ou laterais, e as PAR 20 podem ser usadas no centro dos ambientes e em trilhos com spots, por terem o foco mais aberto e distribuírem melhor a iluminação.

Por tanto, se fitas e focos forem usados de forma equivocada o efeito da iluminação em um ambiente, ao invés de lindo, pode ficar desastroso… Perceberam agora a importância desse projeto ser bem estudado por uma equipe especializada? Então vamos explorar a magia da iluminação e deixar tudo ainda mais especial!

Luciana Cavalcanti Arquiteta

Instagram: @lucavalcantiarquitetura

Tel: 81 – 991112322

E-mail: lucavalcantiarquitetura@yahoo.com.br