Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença - A mulher que teve câncer de mama pode fazer terapia de reposição hormonal? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença – A mulher que teve câncer de mama pode fazer terapia de reposição hormonal?

Aproveitando ainda o outubro rosa, acho importante escrever sobre um tema sempre questionável. A reposição hormonal em mulheres que tem/tiveram câncer de mama, para amenizar os sintomas vindos da menopausa. Sim, ela deve ser evitada. Mulheres que tem o câncer de mama ativo, ainda em tratamento, o tumor pode se “alimentar” do hormônio, sendo formalmente contraindicado. E, as que tiveram o câncer de mama e já trataram, tem maior probabilidade de desenvolverem o câncer novamente ou terem recidiva da doença, comparado às mulheres que nunca tiveram câncer de mama.

Existem outros meios de tratar os efeitos da menopausa nessas mulheres, sem medicamentos hormonais. Sabemos que nem sempre o resultado do tratamento será o esperado, mas temos que focar na qualidade de vida, sempre! Qualquer melhor é muito bem vinda!

O uso de suplementos alimentares, consumo de produtos com soja, atividade física regular, meditação, acupuntura são muito úteis para essas mulheres. Ajudam muito e com bom nível de evidência. Medicações a base de fitoestrogênios (derivados de plantas) e medicações da classe dos antidepressivos podem ser usadas também com muito sucesso. Podem ser feitas sem medo! E, para os sintomas do ressecamento vaginal géis a base de ácido hialurônico específico para uso vaginal em uso contínuo, lubrificantes íntimos na hora da relação sexual e tratamentos com laser e radiofrequência fracionada são muito úteis e podem melhorar bastante a qualidade de vida.

Siga sempre as orientações do mastologista/oncologista que lhe acompanha, para ter melhorias na sua qualidade de vida de uma maneira segura.

Não deixe de comparecer ao ginecologista durante o tratamento e sempre quando recomendado, assim como continuar a realizar os seus exames preventivos.

Cuide-se!

 

Dra. Maria Carolina Valença* CREMEPE 14358 – RQE 4803

*Médica Ginecologista e Obstetra, Mestre em Tocoginecologia (FCM/UPE)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6239880783908739

Instagram: @dracarolvalenca