Facebook anuncia pulseira que entende sinais enviados pelo sistema nervoso para interação com computadores
Anunciando o que promete ser o futuro da tecnologia, principalmente da conexão entre pessoas e computadores, o Facebook apresentou os resultados das pesquisas constantes que têm sido desenvolvidas pelo Facebook Reality Labs.
Apresentando uma pulseira que possibilitará a interação com a realidade aumentada, o acessório tem a capacidade de ler sinais elétricos do corpo, entender comandos e as intenções de seu usuário, para através disso, realizar as ações no computador, com a intenção de substituir a longo prazo os smartphones por uma interface confiável, fácil de usar e privada, que ao mesmo tempo que possibilita a interação sem esforços com a tecnologia virtual, viabiliza a presença sem distrações no mundo real.
O sensor no pulso, através de sinais elétricos que passam pelos músculos, enviados pelo cérebro, realiza a leitura do objetivo desejado, recolhe a informação e corporifica a ação. Esse lançamento se concretizará na primeira interface neural para computadores, já que o acessório realizará uma eletromiografia, conseguindo entender os sinais enviados pelo sistema nervoso, e traduzir como uma informação digital, permitindo o controle de um dispositivo, com o princípio central de mediar o ambiente, não sobrecarregar o usuário ou tirá-lo de concentração em questões diárias importantes.
O projeto ainda está em fase de pesquisas e aperfeiçoamento, pavimentando o caminho para uma nova geração de interação com as máquinas.