Conheça a máscara biodegradável que pode ser plantada para gerar flores - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça a máscara biodegradável que pode ser plantada para gerar flores

Levantando a importância do debate sobre a sustentabilidade na produção de equipamentos para a proteção individual, a designer Marianne de Groot criou uma máscara facial biodegradável, nomeada de Marie Bee Bloom. Em sua composição são encontradas camadas de arroz, água e amidos naturais, materiais comuns na produção de cosméticos, juntamente com semente de flores que podem brotar, ou seja, se for plantada, a máscara poderá gerar flores, com os cuidados adequados.

Instead of polluting the oceans, this face mask turns into flowers

Pertencente à empresa holandesa Pons Ontwerp, a designer estruturou o acessório com lã nas alças que o prendem às orelhas, com ajustadores de papelão, com o intuito de criar algo totalmente ecológico, provocativo e desafiador. De acordo com pesquisas, cerca de 3 milhões de máscaras são descartadas por minuto em todo mundo, desde o início da pandemia, onde muitas ainda são produzidas com microplásticos que poluem o meio ambiente.

These biodegradable face masks made from rice paper can be planted, helping  you and the planet breathe freely! | Yanko Design

Vale ressaltar que o material usado na máscara ainda não possui pesquisas científicas que comprovem a sua eficácia contra o vírus, tendo em vista que a empresa não realizou testes ou estudos internos para certificar a segurança do acessório, mas, com este lançamento, levanta a importância do questionamento sobre o futuro do planeta Terra, ressaltando a relevância da sustentabilidade.