Vinícola argentina lança seu primeiro vinho rosé especialmente para o mercado brasileiro
Sendo referência mundial quando o assunto são vinhos tintos, a vinícola argentina Catena Zapata anunciou o lançamento do primeiro vinho rosé de toda sua história, desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. Nomeado de Catena Rosé, a bebida foi elaborada com 90% de malbec dos vinhedos de Agrelo, “primeira zona” de Mendoza aos pés das Cordilheiras dos Andes, onde existe uma terra com propriedades únicas para a produção de vinhos de alta gama, selecionando uvas de vinhedos de clima mais frio para obter as frutas mais frescas, e também para colher mais cedo, resultando em um rosé próprio, com estilo único e também gastronômico.
Em sua fermentação, junto a malbec foram acrescentados mais dois tipos de uva, sendo 5% de uva syrah e 5% de uva grenache, onde as três são prensadas juntas para em seguida se encaminharem para a fermentação em inox. Segundo Nesti Bajda, enólogo da Catena Zapata, este rosé estava sendo elaborado há dez safras, testando os vinhedos, as regiões e as maneiras de vinificar, onde, nas primeiras experiências, o vinho era um rosé mais escuro, com maior extração da cor, mas com o tempo, a equipe de enologia começou a testar um rosado mais fresco, sem tanto contato da casca com a polpa, que é o que dá a cor ao vinho. Ainda de acordo com Bajda, o caminho foi fazer uma breve maceração carbônica com a casca e a polpa juntas por seis horas após a prensagem, e um amadurecimento do vinho por quatro meses em barricas de carvalho.