França inicia rota com micro-ônibus autônomo e movido por energia elétrica - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

França inicia rota com micro-ônibus autônomo e movido por energia elétrica

 

Contribuindo com a sustentabilidade e elegância características da região de Île-de-France, que inclui Paris e diversas cidades vizinhas, a empresa de transportes Keolis criou um micro-ônibus totalmente autônomo e 100% movido por energia elétrica. O novo meio de transporte, apelidado de Shuttle, já está disponível para moradores e turistas, possuindo capacidade para 11 passageiros.

O micro-ônibus é autônomo, não precisando de um motorista humano, sendo uma forma de integrar mais usabilidade às linhas de trem da região. A rota diária sai da estação de Saint-Quentin en Yvelines e realiza um percurso de 1,6 km com três paradas, deixando os passageiros no centro comercial de Pas-du-Lac.

Em questão de acessibilidade, o novo veículo passa a cada 8 minutos (em horário comercial) ou 17 minutos, sendo capaz de se comunicar com semáforos para ajustar a própria velocidade. Um dos maiores benefícios da iniciativa está direcionada à sustentabilidade, por se tratar de um meio de transporte menos poluente, mais silencioso e com um consumo de energia mais eficiente.